quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vidas estranhas dos vizinhos

Quando morava com os meus pais, zona mais pacata dos subúrbios de Lisboa, numa praceta, zona onde morei desde sempre, comecei a notar hábitos dos vizinhos do prédio do lado com os seus bólides.

Ora então vejamos:

O sr do 4º andar, um sargento reformado, que só estacionava o carro num sítio. Saía com o carro uma vez por semana, se chegasse e tivesse o lugar do canto ocupado estacionava em 2ª fila a trancar o "sacana" que lhe ocupou o espaço. Mas mesmo quando estacionava em 2ª fila o ritual era sempre igual: estacionava de marcha atrás, num certo ângulo, limpava o carro com uma mopinha e punha a capa. Sempre que o sacana do outro saía, lá tirava a capa do carro, e voltava ao mesmo ritual. Isto tudo de pantufas.

O sr do 2º andar, que só tirou a carta depois dos 50 anos e comprou um Micra. Esse tinha o hábito de lavar o carro quando chovia. Via que ía chover, vestia a gabardine verde, de balde e esponja, e pimbas, vá de lavar o carro assim. E ele também tomava banho, claro.

O sr do Rés do Chão. Esse velhote tinha um mau feitio, caramba, ninguém fora da praceta podia lá pôr o carro porque ele o riscava. Era automático. Queria pedir à Junta de Freguesia para pôr uns pinos e fechar a rua a estranhos. Não sei se estaria ele na portaria ou algum dos ajudantes.

Depois havia muitos que tinham garagem, mas insistiam em estacionar na rua para não ter muito trabalho, ou estacionar em frente à garagem. No entanto ai de nós que algum dia pensasse sequer em parar ali a enxotar uma mosca, era logo chamar a polícia.

Ah e havia um sr que tinha sempre carros velhos, a cair de podre. Eu chamava-lhe o relíquias, ou o mata-vacas, pois aparecia muitas vezes com uma camioneta com animais dentro, devia trabalhar nalgum matadouro. Esse senhor saía todos os dias às 6 da manhã, e eu ouvia-o sempre. Demorava uns 15 minutos para conseguir pôr as relíquias a trabalhar, e depois pareciam tractores. E invariavelmente andava com a pinga e batia noutros carros inocentemente estacionados, depois não dizia a ninguém que tinha sido ele.

Vidas sem grande interesse dão nisto.

Imagem da net



Sem comentários:

Enviar um comentário